Foz do Iguaçu – Roteiro de Viagem de 5 dias

Seja em um feriado ou em uma viagem curta, Foz do Iguaçu é uma ótima opção para se deslumbrar com a natureza e, de quebra, visitar 3 países em poucos dias.

Dia 1:

Feirinha de Puerto Iguazu

Nosso voo saiu de SP as 11:30 e chegou 13h. Pegamos um transfer logo na saída do aeroporto (Falls Vision) que nos levou até o hotel por um preço em conta. Não recomendo voltar com eles: quase perdemos o vôo e nem pediram desculpas. As 17h resolvemos atravessar a fronteira para a Argentina de ônibus e jantar lá.

Dica: Não faça isso em um domingo, como nós fizemos. Apesar do horário do ônibus ser a cada 30min, ficamos 2h esperando no ponto, até que 18:30 conseguimos o último ônibus do dia.

Uma vez dentro do ônibus é tranquilo, e em 40min chegamos na Feirinha de Puerto Iguazú. Lá tem bastante coisa “pega turista” com preço pega turista, mas também foi o único lugar (com exceção do Paraguai) que consegui comprar as lembrancinhas que queria, como vinhos, doce de leite e alfajor argentino. No Duty Free da Argentina em Puerto Iguazú eles não vendem produtos argentinos. Saindo da feirinha, andamos 10min até o restaurante La Rueda, que é fantástico. De lá, voltamos de táxi para Foz.

Dia 2:

Manhã

De manhã fomos de Uber até a ponte que divide o Brasil do Paraguai e atravessamos a ponte a pé. É uma curta caminhada, mas já verá a diferença entre uma fronteira e outra. Essa parte do Paraguai, na minha opinião, é uma grande 25 de março. Como temos um amigo que nasceu em Foz, ele nos deu algumas dicas: eletrônicos no shopping Lailai (Cellmotion), Perfumes na Loja Elegância, bebidas no La Petisquera. Em janeiro de 2018, quando fomos, valeu a pena comprar chocolates, bebidas e perfumes. Para voltar do Paraguai, cruzamos a ponte de novo e, por sorte, encontramos o mesmo motorista que nos levou para nos deixar de volta ao hotel.

Tarde

Como se não bastassem tantas compras, descobrimos que no hotel ao lado, no Tarobá, por 15 reais ele levavam e traziam do Duty Free da Argentina. Fomos então finalizar nossas compras no Duty Free, e valeu a pena comprar bebidas e chocolates.

Dia 3:

Passeio de barco nas Cataratas do Iguaçu – Lado Argentino

Cataratas – lado argentino. Fizemos a besteira de contratar o passeio pelo Decolar (não recomendo, foi horrível), e não pelo hotel. Contratamos o passeio que, na descrição, incluía as 3 trilhas do lado argentino + passeio de barco. O local em si é maravilhoso, mas o passeio foi em um micro-ônibus que foi trocado por um ônibus grande e passamos mais de 2 horas de hotel em hotel e, como tinha uma pessoa com vôo fim do dia, a guia correu e pulou boa parte do passeio. Contratem uma boa agência para esse passeio, de preferência com poucas pessoas para ir e voltar com calma. Tanto o passeio de barco quanto as trilhas são incríveis, e a maior parte do passeio é plana, então nem precisava de guia.

Dia 4:

Cataratas do Iguaçu – Lado Brasileiro

Cataratas – lado brasileiro. Fomos até o terminal de ônibus e conseguimos ir até as cataratas em um ônibus de linha mesmo. Foi muito tranquilo, recomendo a todos. Como o lado brasileiro só possui liberado sem nenhum custo adicional um pequeno trecho, fizemos a trilha em pouco tempo e almoçamos em um ótimo restaurante com vista para a Garganta del Diablo.

Dia 5:

Volta para São Paulo antes da nossa próxima aventura: Jalapão. Uma pequena aventura chamada Rio-São Paulo-Foz-Jalapão nas férias.

Onde se hospedar

Ficamos no Hotel Del Rey, que era ótimo, tinha uma boa localização, perto de supermercado e do terminal de ônibus, além de ter piscina e um bom bar para comer e beber a noite. Como fomos no verão, Foz do Iguaçu fica muito quente, então vale a pena investir em um hotel com uma piscina refrescante.

Onde comer

Sobremesa no La Rueda

Na Argentina fomos no La Rueda, mas nosso amigo indicou também o AQVA e El Quincho.

Em Foz não houve grandes destaques culinários, mas fomos um dia no Madero e outro em um restaurante chamado Dolce Vita, pois, como os restaurantes fecham cedo para o almoço, normalmente apenas os que são dentro de hotéis e shoppings ficam aberto depois das 15h.

Dentro do parque das cataratas do lado argentino comemos em um fast food qualquer e nas cataratas do lado brasileiro fomos no Porto Canoas, que é uns 70 reais buffet à vontade com linda vista.

Passeios

Infelizmente, tive péssimas experiências com as duas agências de turismo que contratei. Tanto o transfer no aeroporto quanto o passeio do Decolar foram ruins. O que me pareceu melhor mesmo era a agência dentro do Hotel Del Rey, mas não experimentei para dizer com certeza. O preço de todos é parecido.

Como andar de ônibus em Foz

Para Puerto Iguazu, o ônibus nos custou em torno de 5 reais e o ponto era na lateral do TTU, o terminal urbano. No ponto está escrito “Linhas Internacionais” e o ônibus tem uma placa “Puerto Iguazú – Argentina”. Pedimos ao motorista para nos avisar e ficamos de olho no nosso mapa off-line no celular (normalmente a gente não vê necessidade de comprar chip).

Para as Cataratas do Iguaçu – lado brasileiro, pegamos dentro do terminal o 120 –Parque Nacional e paramos no ponto final.

Um post muito bom com muitos detalhes para andar por lá é esse: Mineiros na estrada

Deixe um comentário