Avião vs trem vs ônibus: Qual a melhor maneira de viajar?
Aviso que eu sou grande fã de trens e vou colocar aqui coisas a se pensar antes de comprar as passagens entre países da Europa.
Vantagens do trem
- Não precisa passar pela burocracia do raio X de um aeroporto
- Limites de bagagens costumam ser mais amigáveis
- Possibilidade de vistas bonitas pelo caminho
- Leve sua água, shampoo, saca rolhas, cerveja, garrafa de vinho, o que quiser à vontade
- As estações centrais de trem costumam ser já no centro da cidade, exatamente onde você quer visitar. Custos para ir de lá até sua acomodação são mais amigáveis que do aeroporto, que costuma ser longe
Vantagens do avião
- Pode ser a única maneira de chegar a locais longe
- Pode ser mais rápido (mas dependendo de onde sair para onde chegar, o tempo de ir até o aeroporto de uma cidade como Paris e sair do aeroporto em Londres pode não compensar)
- Ganhar milhas
- Preço – Aqui pode ter promoções que o vôo sai mais barato que o trem

Vantagens do ônibus
- Ônibus não é minha maneira favorita de me locomover aqui na Europa, mas o custo reduzido e a economia de um ônibus noturno (uma diária a menos de hotel) me faz ainda optar por isso, embora conforto não seja o forte
- As demais vantagens do trem se aplicam ao ônibus também
Adicionais a se considerar
Quando você faz um vôo dentro da Europa, pode ser que espere algo mais tranquilo como um vôo doméstico no Brasil. O problema é que países que não fazem parte da União Europeia terão toda a burocracia da imigração. No Charles de Gaulle em Paris, por exemplo, isso pode adicionar várias horas a sua chegada.
Na opção do ônibus, em 3 das 4 vezes em que viajei, o assento ao lado estava vazio. Não é popular na Europa usar esse meio de transporte, então pode não ser tão ruim quanto parece. Se estiver cheio, as cadeiras não são confortáveis como nos ônibus no Brasil, então pode ser uma noite de sono bem maldormida.