Passos de Anchieta no ES

Já ouviu falar desse percurso? Conheça mais esse roteiro maravilhoso pelo Espírito Santo

Eu morei 13 anos no Espírito Santo e achei que conhecia quase tudo, mas ao fazer os Passos de Anchieta no ano passado percebi que tinha muito lugar lindo que não conhecia.

O passos é organizado pela Abapa e sai da Catedral de Vitória até o Santuário de Anchieta. São 100km em 4 dias andando pela costa do Espírito Santo e passando por lindas praias. Segundo o site, o roteiro é o quarto desse tipo no mundo, e os demais são: caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha; a trilha da Terra Santa, em Jerusalém; e a de Roma, na Itália.

Vou compartilhar aqui um pouco da minha experiência:

Dia 1:

Foram 25km de acordo com meu relógio. Você sai da Catedral de Vitória, onde pode retirar seu kit Andarilho, e andar até próximo da 3a ponte, onde terá um ônibus para fazer a travessia (é proibido fazer a travessia a pé). De lá paramos no Convento da Penha, subimos e descemos o Convento a pé e caminhamos em direção a Comunidade de Santa Luzia, onde tem a primeira parada para água, frutas e banheiro.

Dali você segue a orla toda de Vila Velha e terá uma segunda parada para água e frutas ao final do Jockey Itaparica (todos os itens são parte do pacote que você paga como andarilho e não possuem custo extra). O fim do dia será na Barra do Jucu.

O pacote da direito a estrutura para os andarilhos, com água, frutas, ambulância e massagem no final. A hospedagem fica por conta de cada um e eu dormi em Vila Velha nesse primeiro dia.

Dia 2

Infelizmente esse dia não é feriado e tive que trabalhar. São 28km seguindo boa parte pela areia da praia saindo da Barra do Jucu até Setiba.

Dia 3

No terceiro dia, saímos de Setiba (próximo ao quiosque Seisksabe) e caminhamos por Guarapari até Meaípe. Uma dica importante é que, embora haja um horário combinado para sair juntos, várias pessoas vão mais cedo, dispersando o grupo. Então se preferir ir antes, é só seguir a praia.

Achei a paisagem desse dia lindíssima. Caminhamos por 3 praias, uma praia que ia quando criança e agora só tem acesso por uma trilha, várias outras praias lindas de Guarapari, com tanta beleza que paramos muitas vezes para tirar foto. Tivemos um brinde grátis do café Cafuso, com café e biscoitos em uma pedra à beira mar, além de uma parada para água e fruta antes da Praia das Castanheiras e mais uma na Praia do Riacho.

No entanto, esse dia foi bem puxado. Apesar do site dizer que são 25km, nossos relógios marcaram 33km e chegamos em Meaípe exaustos. O cenário vale muito a pena, mas depois da Praia da Areia Preta fica muito cansativo. No nosso caso também nós carregamos nossa mala o tempo todo, já que cada dia dormiríamos em um lugar. Era uma mala pequena, mas não ajuda no cansaço.

Ao fim do dia, chegamos em Meaípe, fizemos a massagem e comemos bastante para nos preparar para o último dia.

Uma dica aqui é tentar ficar sempre próximo de um grupo, pois apesar de uma viatura da polícia passar de tempos em tempos, há sempre risco no caminho e estará tão cansado que não prestará atenção ao redor.

Dia 4:

Para a noite anterior, peguei o Hotel Meaípe, que achei muito bom e nos deu upgrade de quarto, além de um café completo bem mais cedo que de costume para os andarilhos irem abastecidos.

A dificuldade desse dia foi que choveu boa parte do tempo. Colocamos a capa de chuva, mas o tênis molhado passou a incomodar após um tempo, fora a lama pelo caminho. Ainda assim, tivemos belas paisagens e uma recepção calorosa em Anchieta.

Quando quase desistimos, vimos os moradores da cidade se reunindo para nos receber, e a cada casa nos ofereciam algo. Um café, churrasco, pipoca, cachaça, lembrancinhas, nos deram tudo que podiam oferecer, além do apoio que precisávamos para chegar. Ao fim de mais 25km, chegamos no Santuário com aquele gostinho de vitória. Almoçamos no café de lá, com direito a muita massa e chocolate quente, e pegamos a Van de volta a Vila Velha.

Quer saber mais? Veja o site da organização

Deixe um comentário