Gramado – Roteiro de Viagem de 4 dias

Cave de Pedra

Um roteiro do Viagens da Malinha com Gramado e Serra Gaúcha para curtir em um feriado

Dia 1:

Saímos de Porto Alegre, alugamos um carro e em 1h e 45min chegamos em Bento Gonçalves. Estacionamos e esperamos nosso tour de vinícolas começar com a AR Turismo. Eu e a Morgana fizemos um roteiro maravilhoso com queijo, chocolates e vinhos. Seguem os detalhes:

10:30 – Casa Valduga – Tour + degustação de 5 rótulos + uma taça de cristal de brinde por 95 reais. Tempo total: 1h e 45min.

Ainda tem uma lojinha muito boa com vinhos, geléias e até shampoo de vinho. Alías, super recomendo comprar um kit Vinotage Chardonnay, com creme, shampoo, condicionador, sabonete e um cheiro delicioso.

12:30 – Vinícola Larentis – Degustação de 5 rótulos por 40 reais.

Dura aproximadamente 30min e foi uma das vinícolas mais bonitas que visitamos. Recomendo os vinhos Ancellota e Marsellan. Há opção de piquenique na vinícola por 120 reais por pessoa.

14h – Almoço no Brazedo – Local tem carnes deliciosas, um pimentão recheado maravilhoso e ainda nos deram sagu de sobremesa. Adoramos! Pratos para duas pessoas por uns 150 reais.

16h – Vinícola Pizzato – Degustação de 6 rótulos por 37 reais. O Chardonnay Legno é simplesmente divino!

No roteiro ainda iríamos para a Torcello, mas após 16 taças de vinho optamos por não fazer mais degustações. 

Passamos então na lindíssima Cave de Pedra tirar fotos, depois fomos na Queijaria Valbrenta e compramos um delicioso salame de javali, passamos na Biscoiteria Itallini para várias lembrancinhas e terminamos na Chocolates Mondé, que tem opções bem diferentes como Chocolate ao curry.

18h a Morgana ainda ofereceu ver o pôr do sol em um lugar legal, mas estávamos bem cansados e finalizamos nosso tour.

À noite passeamos no gracioso centrinho de Bento Gonçalves que tem até uma “fonte de vinho”.

Dia 2:

Soubemos que no trajeto de Bento Gonçalves a Gramado poderíamos passar pelo Caminhos de Pedra, então visitamos a Casa das Massas, Casa das Cucas e Casa da Erva-Mate Ferrari, que tem um tour guiado bem legal sobre fabricação do mate por 10 reais.

Vale a pena visitar! Passeamos por 1 horinha e vimos bastante coisa.

De lá fomos direto para o Skyglass para andar no chão de vidro e ir no Abusado, cadeira suspensa a 360m do chão. O local é muito legal, em especial a vista privilegiada, mas o preço é alto – 170 reais por pessoa ou 85 reais meia entrada.

Almoçamos na praça de alimentação dali e fomos no Museu do Ferro de Passar para finalizar. Mesmo sendo Carnaval não pegamos fila nenhuma e ficamos 1h para fazer as 3 atrações.

Saindo do Skyglass, fomos no Parque do Caracol, que tem várias trilhas lindas com cachoeiras. Fizemos todas as trilhas do local em 1h e foram bem tranquilas.

Para finalizar bem o dia, comemos um incrível fondue no Chateau D’Geneve, o melhor que já comi na vida.

Dia 3:

Iniciamos nosso dia com uma caminhada no Lago Negro seguido de um passeio de pedalinho no lago. De lá fomos ao Lago Joaquina Bier, Rua Torta e depois fomos ao Mini Mundo.

O parque Mini Mundo é muito legal para todas as idades e custa 60 reais a entrada inteira, mas tem meia para estudantes. Ele é muito bem cuidado e tem várias miniaturas bem atuais, com filmes e séries que estão em alta no momento. Valeu a pena conhecer!

De lá almoçamos no Hoppner para um pouco da gastronomia alemã. Essa parte toda do dia conseguimos fazer a pé – são uns 6km andando dependendo de onde está seu hotel. À noite fomos de carro até Canela para ver o maravilhoso show de luzes na Catedral de Pedra.

Dica: Em frente a Catedral tem uma loja da Caracol Chocolates. Dá para tomar um chocolate quente e ver o show de lá.

Dia 4:

Começamos o dia no simpático Mundo a Vapor (60 reais a inteira e 30 reais a meia), que explica em detalhes várias fontes de energia e como os trens funcionam. De lá fomos ver a Fonte do Amor Eterno, a Catedral Paróquia São Pedro, o Parque das Etnias e passamos na Chocolateria Lugano para compras finais.

À noite aproveitamos para ir na maravilhosa Trattoria Boniatto, que tem uma das saladas mais gostosas que já comi, uma extensa carta de vinhos e massas bem servidas.

O que fazer com mais dias?

Atrações não faltam em Gramado. Tem o famoso Snowland para quem quiser ver neve (uns 190 reais por pessoa), o Le Jardin, que só não fui porque choveu, mas parece ser um lindo parque, o Exceed Games, e vários outros parques e museus que agradam a todos os gostos.

Onde se hospedar?

Em Bento Gonçalves ficamos na Pousada Lugama. Ela fica um pouco afastada do centro, mas como estávamos de carro não foi problema. Também adorei que tinha um mercado embaixo para comprar snacks pra viagem.

Em Gramado ficamos na Pousada Serra Paradiso. Amei tudo! A vista da varanda, o silêncio, o café da manhã, localização. Foi maravilhoso.

Onde comer?

Na Serra Gaúcha:

Brazedo – Carnes deliciosas e o melhor pimentão recheado que já provei

Canotto – O atendimento não foi dos melhores, mas a pizza era muito boa

Em Gramado:

Chateau D’Geneve – Melhor fondue da vida! No de queijo tinha bolinha de queijo, polenta e bolinha de bacon deliciosos, o de carne era na chapa com molhos atípicos como chocolate com pimenta e o doce vinha doce de leite, chocolate e chocolate branco (não precisa escolher um, você come os 3!). Custa uns 130 reais por pessoa e vale cada centavo.

Hoppner – Boa opção para comer pratos alemães

Boteco do Gnomo – Lugar descontraído que tinha boas bebidas e uma costela com queijo que estava bem boa. É um boteco com música ao vivo e foi legal para reunir os amigos.

Trattoria Boniatto – Atendimento maravilhoso, salada e massas incríveis. Para finalizar, um delicioso sorvete de manjericão. Diferente, mas muito bom. Precisa fazer reserva.

Lembrancinhas de Gramado

Gramado é um local com muitas opções de lembrancinhas para levar para amigos e familiares. Vou indicar alguns:

Kit Viagem Vinotage na Casa Valduga

Biscoito Mandorlini da Itallinni Biscoiteria

Loção Corporal Empório Essenza

Chocolate Lugano ou Caracol

Vinho da Larentis ou Pizzato, minhas favoritas

Geleia ou molho da Casa Madeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s